José
Fabiano de Araújo Oliveira
Orientadora:
Prof. Dra. Elvira Bezerra Pessoa
Tomando-se por ponto de partida a historia da educação Brasileira a
relação entre as políticas educacionais para a educação inclusiva e o quadro de
desigualdades presente no país. Precisamos refletir sobre as ações conjuntas que assegurem efetivamente o acesso e permanência na escola
de alunos com necessidades especiais, incluindo-se a implementação da L.D.B
(Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do PNE (Plano Nacional da Educação ) na
perspectiva de uma educação para todos
aliada a capacidade de emancipar o ser humano respeitando as diferenças contribuindo para a melhoria da qualidade de
vida de todos, buscando a socialização e integração do homem na sociedade.
Do meu ponto de vista, é inegável que o processo de reformulações das
constituições Brasileiras especialmente a aprovação da Lei 9.394/96 esta ultima
provocou realmente uma enorme mudança democrática nos paradigmas da educação
especial no sentido de que ampliou a capacidade de investimento nas esferas
federal, estadual e municipal mas que isto ela realmente expressa os anseios da
nação, tanto que ainda lutamos para em regime de colaboração através do pacto
federativo incluir crianças com necessidades especiais na sala de aula regular,
quebrando velhos paradigmas e praticas
na escola e na comunidade.
Obviamente, que o fato das garantias e direitos estarem expressos nas leis não é suficiente para garantir a
educação especial de qualidade para todos, neste sentido no que diz respeito a
infraestrutura das escolas, a formação de professores, existência de áreas de
lazer, recursos didáticos e tecnológicos e formação de equipe multidisciplinar
para trabalhar no contra turno das unidades escolas estamos longe de
termos esta política publica neste
contexto.
Mas a quem aposte muito nas metas previstas no PNE para educação
especial, como um dos grandes desafios propostos é superar as lacunas
existentes no espaço físico das escolas e formação pedagógica dos professores
para que possamos ter uma educação especial que atenda a uma enorme demanda
reprimida de pessoas com necessidades especiais que estão fora da escola
precisando serem inseridas no processo educacional para que possam ter seus
direitos garantidos e respeitados por toda sociedade.
Dessa forma, podemos comprovar que para implementação do atendimento a
educação especial nas escolas publicas do pais se faz necessário reestruturar
todos os espaços da escola, investir na formação continuada dos profissionais
da educação e fazer investimentos em material didático e uso de novas
tecnologias a serviço da educação, em síntese o sucesso da desta importante
meta depende de um esforço do governo e da sociedade para que possamos ter um
mundo melhor mais justo, igualitário garantindo os direitos civis e
constitucionais do Brasil.
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