sábado, 26 de outubro de 2013

Fundação Casa do Estudante lança documentário produzido pelo Centro Cultural do Cariri - CUCA


Image 
 
Como um lugar de apoio para todos os estudantes paraibanos que migraram para Capital em busca de oportunidades para estudar e vencer na vida durante mais de 75 anos, a Fundação Casa do Estudante bem que merecia ser contemplada com um documentário que mostrasse sua história. E foi isso que aconteceu. Nesta sexta-feira (25), os paraibanos conhecerão, a partir das 20h, no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em Tambaú, o trabalho do renomado diretor de cinema, Cláudio Assis, responsável por filmes como ‘Amarelo Manga’, e do Centro Cultural do Cariri – Cuca, responsável pela produção do documentário.

A solenidade de lançamento do filme, segundo o diretor-executivo da Fundação Casa do Estudante, Othon Gama, contará com a presença de diversas personalidades paraibanas que passaram pela Fundação Casa como os músicos Chico César e Vital Farias; o político, Wilson Braga, o ex-ministro Maílson da Nóbrega, o Desembargador Nilo Ramalho, dentre outros. O filme conta a história da Casa através de diversos depoimentos de paraibanos ilustres que passaram pelo local e, a partir de lá formaram laços não só com outros paraibanos, mas com a própria cidade de João Pessoa, que recebeu todos de braços abertos.

Para o fundador e presidente de honra  do Centro Cultural do Cariri – Cuca, responsável pela produção do documentário, jornalista Evaldo Costa (foto), a experiência de produzir o filme foi prazerosa, visto que o resultado final foi um material que resgata a história não só da Fundação Casa do Estudante, mas também a vida social, cultural e econômica da Capital paraibana em diversas épocas. “Através das histórias das pessoas é que encontramos os vários aspectos da vida cotidiana. O documentário, portanto, é um maravilhoso material de resgate histórico para a cultura paraibana e deve ser exaltado e prestigiado por todos nós”, disse Evaldo. Ele lembra que o Cuca é uma organização social sem fins lucrativos, de caráter sociocultural e educativo, que promove a cultura, a arte e a história da população do Cariri paraibano e de outras manifestações culturais do Estado, a exemplo da recente Feira Literária de Boqueirão e do 5º CineCongo, eventos também apoiados pela instituição.

“Estamos resgatando essa história também para homenagear grandes nomes da Paraíba que passaram pela Casa do Estudante. Essas pessoas são exemplos de superação e o documentário mostra, através de suas histórias que apesar das dificuldades, todos podem vencer na vida”, afirmou  Othon Gama, reforçando a importância do documentário para a autoestima do paraibano.  Ele disse ainda que durante a solenidade de lançamento do documentário, a Casa do Estudante da Paraíba também fará a entrega do Prêmio Amigo da Casa do Estudante ao ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário